quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A História e o Meio Físico

               Tudo acontece em um espaço /limite geográfico / ambiente.
              O espaço - meio geográfico - relevo, clima... filósofos e historiadores ligam o espaço aos traços do carácter do homem.
            
             Hipócrates (Século V a.C) distingue os homens de altitude como de elevada estatura, bravos e dóceis "onde sopra o vento, e a água é abundante'', os outros onde a água é escassa e as regiões descobertas são loiros, secos e bruscos.

            Jean Bodin ligava o clima aos costumes e as características dos povos habitantes de regiões frias são cheios de coragem e talhados para a liberdade.Bodin diz que o mesmo povo em um quadro geográfico passa por momentos de abundância e glória, mas também passa por momentos difíceis de decadência.
 
             Gustav Uttertroen (sueco - séc XX) demonstrou que a humanidade passou por mudanças climáticas seculares e que esse factor alterou a economia de várias civilizações.

              Marc Bloch afirma que o homem, com tecnologia pode alterar o meio construindo estradas, dissecando pântanos, desviando rios ...

              Lucien Febure cita o exemplo do Ceilão, Ilha das especiarias - em 30 anos passou a produzir café e chá sempre por razões comerciais.

              O petróleo influenciou a criação de cidades e modificou paisagens.

             Arnold Toynbee (inglês 1889 - 1975) diz numa civilização em crescimento, a um desafio opõe, se uma réplica vitoriosa que vai imediatamente girar em outro desafio diferente ao encontro do qual se ergue uma réplica vitoriosa. "Lei do desafio e réplica".

              O tempo e o espaço devem sempre ser levados em conta para toda e qualquer explicação histórica, tornando-se preocupação controlar uma pelo outro, pois não há explicação geográfica nem história para todos os seus estágios de civilização.


Nenhum comentário: